Você sabe o que é Bateria Social?
A energia está presente em tudo, seja no conceito de energia física, como correr, ou até mesmo no sentido emocional, quando a pessoa é positiva e expressiva. Contudo, há um âmbito que muitos não percebem que a própria energia está envolvida, a “Bateria Social”.
Esse conceito aborda a energia individual que precisamos dispor ao estar em ambientes onde é necessário socializar com outras pessoas.
O curioso é que existem indivíduos com bateria social de sobra, enquanto outros possuem uma energia finita para as interações sociais. Isso tem muita relação com extroversão e introversão.
Os extrovertidos possuem uma alta bateria, afinal, eles conseguem se recarregar a partir da interação social, já os introvertidos podem ter a bateria esgotada nessa situação, podendo ficar cansados ou estressados. – Para saber mais sobre extroversão e introversão, clique aqui.
Porém, interação social é um termo muito amplo, por isso é importante analisar como você se sente com cada forma de interação. Assim, você se conhecerá melhor e conseguirá definir seus limites e tendências.
Autoconhecimento
Há muitas formas de ter a própria bateria social esgotada:
- Pessoas com quem se socializa: com os amigos a tendência é se esgotar menos rapidamente do que em um ambiente profissional, por exemplo.
- Simpatia e hostilidade: Pessoas mais simpáticas e leves são mais fáceis de conviver, do que as pessoas insensíveis e/ou hostis, que tendem a serem mais desgastantes. Observe como você se sente em relação ao próximo, e também como o próximo se sente perto de você.
- Tamanho do grupo: Grupos com muitas pessoas são mais barulhentos e complexos, podendo gerar dificuldades para se estar no meio.
- Diferenças sociais: Grupos marginalizados e/ou minoritários também podem se sentir mais cansados com a socialização.
- Solidão: Pessoas que ficam sozinhas por um longo período de tempo ou que sentem não possuir abertura à sociedade, também podem ter sua bateria social descarregada.
Então fica a lição, quando for socializar ou ficar sozinho observe o seu comportamento e sentimentos. Assim você poderá se conhecer melhor e se preservar futuramente de transtornos que podem te atingir, como cansaço em meio a multidões ou estresse por estar sozinho, afinal, estar sozinho também é uma forma de socializar.