Que Jundiaí é a Terra da Uva isso não é segredo pra ninguém, e você já ouviu falar ou conhece a Rota da Uva? Posso dizer, cheio de orgulho, que essa rota turística é sensacional.
A Rota da Uva faz parte de um dos roteiros turísticos de Jundiaí, localizado nos bairros do Caxambú, Colônia, Toca, Roseira, entre outros. Possui uma história marcada pela imigração italiana e pelo charme das videiras – está região concentra grande parte da produção de uvas e vinhos da nossa cidade.
Hoje, ela é considerada uma rota de cores, paisagens e sabores indescritíveis. São diversas opções para você se deliciar, além da uva em natura e os vinhos, os doces, as geleias, os pães caseiros, os bolos e as massas tipicamente italianas que são um caso à parte e me dá água na boca só de lembrar dos locais que visitei ao lado de influencers digitais da cidade.
Com 8 adegas, 9 restaurantes e 9 lojas especiais, a Rota da Uva conta com várias opções gastronômicas, passeios para família, amigos e até para o casal. E eu vou falar um pouquinho de cada um desses lugares pra vocês.
Vamos começar com as adegas, e uma que você deve ter ouvido falar é a Adega Maziero, fundada há 127 anos, foi a adega que produziu o vinho para o Papa Bento XVI para celebrar a missa em sua vinda ao Brasil.
Produção de vinhos de forma artesanal através do cultivo da uva no local, produção artesanal de licor, cachaça e suco de uva são algumas das opções que você encontra na Adega Juca Galvão.
Visando uma forma de aproveitar toda a uva que não era vendida, pois era a principal fonte de renda da família, a Adega e Cervejaria Galvão deu início a produção de vinho. Hoje em dia eles também contam com chopp artesanal.
A Adega Marquesin cultiva uva para produzir seu próprio vinho, principalmente a uva do tipo curbina, mantendo a tradição e fazendo com que seu vinho tenha uma característica original. Também produz um vinho licoroso branco da Uva Niágara, de perfume e sabor sem igual.
A Adega e também restaurante Beraldo Di Cale está situada em uma belíssima área rural, privilegiada pelo clima, pelo solo e pelas águas dos rios e nascentes. Na época da colheita, é possível ainda provar das frutas produzidas no sítio.
O vinho Beraldo Di Cale é produzido de maneira artesanal e sua produção é limitada, garantindo as características ideais de paladar, cor e aroma, apreciados pelos consumidores mais exigentes.
Na loja podem ser encontrados todos os rótulos produzidos pela adega, além de licores, queijos e produtos típicos da fazenda. O restaurante oferece o melhor da gastronomia típica italiana da fazenda, com especialidades como o risoto caipira de bacalhau, costelas suínas à moda do chef e escalopes de filé mignon ao molho roti.
O complexo turístico Villa Brunholi também faz parte da Rota da Uva. A adega é representante oficial, no interior do estado de São Paulo, da Wine Brands e, por isso, há a disposição mais de 100 rótulos de vinhos finos do mundo todo, sem contar os doces e compotas, pimentas, entre outros produtos maravilhosas na sua lojinha.
O restaurante conta com café da manhã colonial aos finais de semana e rodízio de massas às sextas-feiras a noite. O espaço possui uma brinquedoteca para você curtir o passeio e seus filhos também e uma mini fazendinha. E para quem gosta de cultura, pode conhecer um pouco mais sobre os imigrantes italianos de Jundiaí no Museu do Vinho.
Propriedade altamente produtiva, com criação de suínos e bovinos e produção diversificada de frutas como goiaba, pêssego, banana, entre outras, a Adega Vendramin ainda comercializa os vinhos artesanais, linguiça caseira, geleias, frutas, vinagre e muito mais deliciosas para você provar.
Ainda falando em natureza, outra pedida é o Sítio do Português que conta com uma adega de vinhos, licores e destilados e um restaurante com deliciosos pratos.
Além da já conhecida adega, que traz uma variedade de produtos saborosos entre vinhos, licor e outras delícias. O Sítio Fontebasso inaugurou recentemente o restaurante, de frente para a mata, com ar puro, em meio a um lindo pomar.
Uma boa pedida são as massas, mas não deixe de provar almôndega, receita da casa, com carne bovina, bacon e um toque de limão – crocante por fora e suculenta. Vale a pena provar a cerveja que é produção própria. E já vou dar outra dica, vá sem hora para ir embora, você fica o dinheiro inteiro rodeado de carinho e de um atendimento espetacular.
Bom, já deu pra perceber que algumas adegas também possuem um espaço para restaurantes e vamos dar continuidade a eles.
O Recanto Marquezin tem influências italiana e regional e possui pratos saborosos. Além de conhecer o restaurante e contemplar a vista panorâmica, o espaço possui plantações de pêssegos, tangerinas dekopon, ponkan e murcote, limão, goiaba e, claro, uva. Para quem gosta de relaxar, é possível descansar em frente ao lago.
Outro restaurante que possui um lago e um bosque em volta, mesas internas e ao livre, brinquedo para crianças, é o Spiandorello, que oferece uma deliciosa comida da fazenda. Além de ter uma lojinha com produtos deliciosos.
Com um atendimento ímpar e um lugar cheio de carinho e aconchego, a Vendinha do Alto é outra opção para o almoço durante a semana ou aos finais de semana. Lembra muito o acolhimento da casa da vó.
Se você acha que a especialidade de O Italianão Bar e Restaurante é massa, está muito enganado, o carro chefe são os peixes e frutos do mar com destaques para Bacalhau à Marinheiro, Moqueca, Caldeirada, Robalo e Lagosta.
Domingo lembra Bar e Restaurante do Mingo Fonte Basso.. hahaha.. piadinhas a parte, aos domingos eles oferecem uma verdadeira comida caipira, acompanhada de música sertaneja.
Quem gosta de pizza? Todas as noites A Taverna oferece pizzas em três opções de tamanhos: broto, média e grande. Além de massas e carnes em um ambiente descontraído de decoração moderna.
Quanta coisa boa até aqui né?! Pode falar que tá difícil saber por onde vai começar a sua Rota da Uva. Mas calma que não acabou ainda, ainda tem as lojinhas especiais.
Para os amantes da cozinha, essa é uma dica de ouro. Conhecer a Moda do Chef, uma loja com conceito showroom onde estão exibidos mais de 2000 produtos incríveis.
Os amantes de chocolate também têm vez na Rota da Uva, a D’Viez, é o único local que fica mais próximo ao Centro, mas mesmo assim vale muito a pena. São chocolates finos com produtos de alta qualidade.
Para quem gosta de cerveja, o Open Tap é um lugar que você não precisa de mesa e nem de garçom para ser atendido, que você mesmo serve o seu chopp. E ainda contam com vários food trucks deliciosos.
Continuando na cerveja, um outro espaço bem legal é a cervejaria Bier Nards, uma microprodutora de cervejas especiais, com diversos estilos, lojinha e espacinho para fazer degustações.
Com 90 anos, a Casa Cereser (CRS Brands) é uma das maiores fabricantes de bebidas alcoólicas da América Latina. Em 2014, passou a atuar como CRS BRANDS. Dona da maior linha de envase de espumantes do mundo, com capacidade para produzir cerca de 65 mil litros/hora. A empresa é líder no mercado de sidras e também comercializa vinhos, vermouths, vodkas, aguardentes, conhaques, suco de uva e outros destilados. Além de exportar para mais de 45 países. Legal né?!
Já ouviu falar em coxinha de queijo? E que tal saborear a melhor coxinha de queijo de Jundiaí? No Kiosque Roseira você encontra essa e outras delícias.
E você já pensou naquele pão fresquinho de café da manhã ou de final de tarde, na Costa Maziero Pães Artenais tem pães deliciosos.
Agora se você está atrás de frutas de época, o lugar ideal para você encontrar é no Por Falar em Uva.
E por fim, a Casa da Fazenda conta com selaria, agropecuários e artesanato e é conhecida como agro shopping mais completo de Jundiaí. Além, é claro, de contar com muitas opções de cachaças.
Bom pessoal, acho que deu pra ver que na Rota da Uva opção é que não falta. Espero que vocês possam conhecer esses lugares e se encantarem assim como eu, além dos sabores, e também do atendimento e cuidado com que fui recebido. E claro, além de prestigiar a nossa cidade.
No site você encontra todos os locais que fazem parte da Rota da Uva, endereços e horários de funcionamento www.rotadauva.com.br. E para conhecer ainda mais essa rota turística, entre em contato através do cel (11)95778-0811 ou por e-mail contato@rotadauva.com.br.