Principais cuidados com a saúde durante o verão
É inegável dizer que o verão é a estação que possui mais energia, tanto pelo sol escaldante quanto pelas fortes chuvas que a estação proporciona. Apesar disso, este período é perfeito para uma boa cervejinha, sucos refrescantes e o contato próximo com a água. Contudo, você sabe quais são os principais cuidados para tomar durante a estação mais quente do ano?
Queimaduras
O forte sol do verão pode ocasionar diversos tipos de transtornos à pele, desde descamação até queimaduras graves. Por isso, é importante estar atento ao limão, que possui uma substância, que ao entrar em contato com o sol, pode causar manchas e queimaduras graves ao órgão.
Além disso, é necessário abusar do protetor solar, responsável por proteger a pele dos raios ultravioletas B (UVB), que é extremamente nocivo à saúde da pele.
Contudo, muitas vezes negligenciamos os olhos durante este período, e poucos sabem, mas os raios UVB também afetam os olhos, bem como a pele ao redor deles. A exposição aos raios solares pode acarretar diversos tipos de danos à superfície do olho, ao cristalino e à retina, como catarata ou a chamada degeneração macular, bem como danos à pele ao redor dos olhos, como o surgimento de rugas, queimaduras alteração de cor e até mesmo câncer de pele.
Alimentação
O calor promovido pela estação altera muitas etapas no dia a dia, uma delas é o comprometimento da conservação dos alimentos, afinal, as altas temperaturas facilitam a proliferação de microrganismos, podendo ocasionar uma intoxicação alimentar.
Outros cuidados para se ter durante o verão são os alimentos a serem consumidos. Durante esta época é necessário focar em alimentos mais leves e ricos em vitaminas do que nas comidas tidas como “pesadas”. Isso acontece porque o consumo destes pratos mais “pesados” aumenta a temperatura corporal, exigindo muito do organismo. Podendo provocar, assim, mal-estar, azia, indigestão e a sensação de estufamento. Imagina comer uma feijoada com os termômetros marcando 35°C, o resultado com certeza não será bom, não é.
Água
Com as temperaturas elevadas, é normal começar a sentir mais sede durante o dia. Por isso, é imprescindível estar atento à sua ingestão de água. O mínimo para se manter hidratado é a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia.
Fora isso, como nesta época o uso de piscinas e as visitas às praias se tornam mais comuns, é significativo se atentar ao tempo entre o consumo de sua refeição e a realização de exercícios físicos, como nadar. Após realizar uma refeição, deve-se esperar pelo menos 40 minutos antes de entrar na água, visto que, durante esse período de tempo o organismo concentra o fluxo sanguíneo no estômago a fim de realizar a digestão dos alimentos ingeridos.
Muitos acreditam que isso é mito, porém ao praticar exercícios, o sangue que deveria estar concentrado na digestão começa a ser distribuído aos músculos, aumentando as chances de indigestão, náuseas e até mesmo desmaios.
Além disso, evite ficar muito tempo com roupa de banho molhada. A umidade que fica em contato com a região genital pode ocasionar o desenvolvimento de microrganismos e, assim, facilitar o desenvolvimento de infecções, como a candidíase.