O motor é o coração de um carro que precisa de cuidados especiais. Vale a pena cuidar bem dele e ficar de olho em seu estado, pois um motor superaquecido aumenta o risco de falha, o que pode fazer com que o reparo ultrapasse o custo de todo o veículo.
Portanto, é necessário verificar os principais parâmetros regularmente e observar seu funcionamento para minimizar o risco de superaquecimento do motor.
Se, no entanto, a temperatura ultrapassar o nível máximo, não entre em pânico, mas tome medidas específicas e o motor ficará bem.
QUANDO UM MOTOR SUPERAQUECE?
Quando se trata de um motor superaquecido, os sintomas são bastante típicos. Para poder diagnosticar corretamente o problema e reconhecer corretamente esses sintomas, é necessário entender quando estamos lidando com esse fenômeno e por que ele é perigoso.
Durante a operação, o motor gera grandes quantidades de energia térmica, que vem da combustão da mistura combustível e do atrito, que é efetivamente reduzido pelo óleo do motor.
A temperatura é regulada pelo sistema de refrigeração, que mantém a temperatura do motor entre 90 e 100 graus Celsius.
Ele recebe energia térmica, que é então transferida para o resfriador e depois reciclada. Quando há uma falha no sistema de arrefecimento ou o motor começa a emitir muito calor por qualquer motivo, o limite máximo permitido é excedido e o painel mostra um indicador vermelho de superaquecimento do motor com um símbolo de termômetro.
Este é um sinal claro de que você deve parar de dirigir e desligar o motor imediatamente.
O líquido de arrefecimento pode transbordar e a pressão crescente derrubará a tampa e ejetará parte do líquido de arrefecimento sob o capô.
Embora a visão possa assustar, na verdade é uma medida padrão para evitar vazamentos no sistema de refrigeração, o que pode ser muito caro.
Se ocorrer esse superaquecimento do fluido, vale a pena ir a um mecânico para diagnosticar o problema, porque a situação certamente pode se repetir, e a alta temperatura do motor pode ser causada por muitas falhas diferentes, graves ou não, no sistema de refrigeração ou o próprio motor.
RAZÕES PARA O AQUECIMENTO DO MOTOR DO CARRO
O superaquecimento do motor pode ser resultado de um mau funcionamento no próprio motor ou no sistema de arrefecimento.
O problema é tão sério que todo motorista deve estar ciente de todas as suas causas, algumas delas podem ser eliminadas por conta própria e outras exigem reparo absoluto e imediato por um mecânico qualificado.
Quando há pouco óleo no motor, gera muita energia que não é drenada adequadamente. Felizmente, os sintomas são fáceis de reconhecer quando se trata de um motor superaquecido.
Esta é uma situação muito perigosa, que pode, em última análise, levar à falha do motor a um nível tal que a sua reparação pode não ser rentável, e o veículo só será adequado para sucata.
É por isso que há tanta ênfase em fazer as trocas de óleo regularmente e fazer a manutenção preventiva sempre que possível.
Outras causas comuns de superaquecimento do motor incluem:
Mal funcionamento do termostato
O termostato é responsável por iniciar o ventilador, que suporta o funcionamento do resfriador. Quando a temperatura excede o padrão especificado pelo fabricante causa superaquecimento do motor.
Ventilador do radiador inoperante
Faz com que o carro superaqueça, especialmente nas paradas e nos engarrafamentos.
Falha na bomba do radiador
O líquido de arrefecimento não pode circular no sistema de arrefecimento, portanto, não reflete a temperatura, o que faz com que o motor superaqueça imediatamente.
Nível do líquido de arrefecimento muito baixo
O mesmo que para vazamentos na junta do cabeçote e vazamentos no sistema de arrefecimento.
Como você pode ver, as causas mais comuns estão relacionadas principalmente ao nível do líquido de arrefecimento.
Por isso, é importante aprender tudo sobre isso. Muitos motoristas subestimam esse problema e os especialistas estão alarmando que, dessa forma, as causas do superaquecimento do motor podem ser eliminadas.
O QUE FAZER E O QUE OBSERVAR SE O MOTOR SUPERAQUECER?
Quando o indicador de temperatura acende, isso não significa imediatamente que o vapor está saindo sob o capô e o motor parará de funcionar.
Sabemos com certeza que o motor está superaquecido, mas os motivos podem ser diferentes. Você pode usar vários métodos que ajudarão a remover efetivamente o excesso de energia térmica.
Encontre uma área sombreada e pare por cerca de uma hora para deixar o motor, o óleo e o líquido de arrefecimento esfriarem.
Quando o motor superaquece, os efeitos incluem a redução do nível do líquido de arrefecimento, então ele precisa ser reabastecido.
Depois de levantar o capô, é absolutamente necessário certificar-se de que a temperatura do sistema de refrigeração está baixa o suficiente para desapertar a tampa.
O indicador de temperatura aceso não deve ser subestimado. Se o líquido vazar por baixo da tampa, tome cuidado, pois respingos de líquido de arrefecimento podem causar queimaduras graves.
Se, após todas as etapas, o motor superaquecido não der partida, peça ajuda para rebocar o veículo. Ligue para o seu serviço de seguro veicular, peça ajuda para um mecânico de confiança.