Tihany reinventa a magia do circo
A companhia internacional traz o melhor do ilusionismo, da acrobacia e do music hall à Jundiaí
Maior Circo da América Latina chega em Jundiaí – Tihany Spectacular estreiou ontem (09), prometendo surpreender e impactar. Com 65 anos de trajetória, é a primeira vez que a companhia se apresenta na cidade com o incrível show AbraKdabra, espetáculo que foi criado em Las Vegas, está em cartaz há 15 anos e que já percorreu países como Estados Unidos, México, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Venezuela, Paraguai, Uruguai e Argentina. Aqui no Brasil, Tihany já se apresentou nas principais capitais e nesta nova turnê, irá privilegiar cidades polos de determinadas regiões.
Em Tihany, tudo é grandioso, fascinante e pensado nos mínimos detalhes. A estrutura precisa de um terreno de no mínimo 17 mil metros quadrados. Só de fachada, são 90 metros, com mais de 40 mil lâmpadas. A entrada tem túneis com paredes espelhadas, piso encarpetado, lustres suspensos e um lobby bar que parece um cassino. Sob a lona principal, o espectador encontra um grande palco de 700m², poltronas com veludo vermelho, ar condicionado e 9 cenários temáticos. Vale lembrar que o circo tem rampas que garantem total acessibilidade para portadores de necessidades especiais e conta com normas internacionais de segurança.
Tihany revive a magia do circo, mas alia todo o encanto do tradicional com a tecnologia e a modernidade. Logo no início, já é possível perceber que algo grandioso e inovador está por acontecer. Desde o vôo misterioso de um lenço iluminado sob a plateia até a formação da caricatura de um palhaço no cenário, tudo é mágico. A chegada de 40 palhaços, pelo meio do público extrapola a alegria e nos faz voltar à infância. Após esse começo genial, um desfile de artistas internacionais, vindos da Mongólia, Estados Unidos, Bélgica, Inglaterra, Rússia, Moldávia, Cuba, China, Romênia, Colômbia, Chile, Argentina, França, Grécia e Ucrânia nos deixa extasiados e encantados.
E tem brasileiros no elenco, como o cômico Rodrigo Garcia. Aliás, esta é a primeira vez que Tihany se apresenta em nosso país com um palhaço brasileiro. Genial como Chaplin, Rodrigo faz rir adultos e crianças sem pronunciar nenhuma palavra.
A magia é o ponto forte do show. Seguindo a tradição do fundador, Franz Czeisler Tihany, a mágica faz com que o público seja transportado a um mundo onde tudo é possível. O material se torna etéreo e mais ainda, o desejo de todo ser humano se torna realidade: flutuar, voar. Sim, em Tihany, se pode voar. Em instantes, aparecerá do nada um autêntico Rolls-Royce. Um gigantesco dragão surpreenderá, motocicletas em movimento aparecerão e desaparecerão e a tele transportação se apoderará do corpo do ilusionista. E quando parece que nada mais poderá impactar, um imponente helicóptero surgirá magicamente em apenas três segundos no centro do cenário; e 40 artistas desaparecerão diante dos seus olhos. O público, estupefato, custará a voltar à realidade.
“Estamos trazendo Las Vegas à Jundiaí e a região, com todo o luxo, o glamour e a qualidade dos grandes espetáculos. Em Tihany a magia existe de verdade e todos irão se surpreender.” – conta Richard Massone, o ilusionista e diretor do Tihany.
Tihany ficará na região por curta temporada.
Principais Atrações
Ilusionismo
A mágica no palco é possível com o talento de 2 pessoas. Primeiro, O ilusionista Richard Massone, atual diretor executivo do Tihany Spectacular, é o herdeiro artístico do grande mágico Tihany. Richard está há 38 anos nessa trupe.
Segundo, o mágico Romano Garcia, do antigo Circo Garcia, quem há 15 anos participa do Tihany Spectacular.
Um dos grandes momentos de magia que apresenta no Abrakdabra é quando faz aparecer um helicóptero no palco todo iluminado, para a perplexidade ds plateia. São, ao todo, 9 grandes atos de ilusionismo.
Hamaca Russa
14 acróbatas de diferentes nacionalidades são impulsionados por pêndulos para voar e realizar piruetas e arriscados movimentos a 15 metros de altura, até uma rede de mais de 8 metros de comprimentos, a uma distância de quase 20 metros. Momento de adrenalina e fortes emoções. Prenda a respiração e desfrute deste incrível ato.
Contorcionismo – Oriental Act
As tres contorcionistas da Mongólia, são incríveis. Mona, Uka, e Tudu, com suavidade e precisão nos movimentos complexos se dobram e se desdobram, formando ora espécies de serpentários com braços e mãos, ora pirâmides humanas, ora esculturas vivas, que arrancam aplausos e conquistão a admiração do público.
Pole Art
A belíssima Erika Bailey, artista franco-americana, é uma das mais novas atrações do Tihany. Contratada em Paris, na França, a artista nascida em Alabama, USA, consegue impressionar ao público com força e destreza no Pole em uma coreografia acrobática de incomparável beleza.
Trapézio do Futuro
Seis acrobatas de diversas nacionalidades realizam um exuberante balé aéreo usando trapézios e elástico (Bungee). Vestidos de pássaros estilizados, com plumagem fluorescente nas asas e cabeça, eles saltam para o vazio, literalmente voando por sobre o público no auditório completamente às escuras.
Palhaço
O cômico brasileiro Rodrigo Garcia. Sem pronunciar uma só palavra, ele domina e interage com o público nas várias intervenções que apresenta durante todo o espetáculo, arrancando aplausos e gargalhadas da plateia. Trata-se de um cômico muito versátil, quinta geração de circo e leva o legado do maior circo brasileiro com orgulho.
Trapézio
A intrépida trapezista russa Ekaterina Shavrina emociona o público apresentando movimentos desafiadores no ar. Sua beleza e habilidade brilham e demonstram a perfeição dos grandes artistas de circo russos. Shavrina conquistou o maior público em 2012 no Festival Internacional de Circo de Monte Carlo.
Águas dançantes
O ato resgata um dos clássicos do Circo Mágico Tihany: Águas Dançantes. Ao som da aria “Europa”, gravada na voz da cantora espanhola Mônica Naranjo, a cena reúne água e fogo. A intérprete é elevada a metros de altura, acompanhando a evolução das agudas notas musicais, em um cenário deslumbrante.
Music Hall
Os números de dança assim como os riquíssimos figurinos, são inspirados nos shows de Las Vegas. No palco o ballet ora antecede, ora interage com os atos de magia, ora com as exibições de artes circenses, vestindo os figurinos, coloridas plumas, brilho nos bordados em strass e outras pedrarias, e até centenas de micro luzes.
Malabares de Robote
Sergio Paolo Parada um jovem e sucedido malabarista nacido no Chile, mas considerado cidadão do mundo, é a mais nova atração do Tihany. Ganhador de inúmeros prêmios em toda Iberoamérica nos festivais de circo emociona as plateia com a destreza das suas mãos e encanta com seu charme de juventud.
Quick Change
A beleza, juventude e destreza da dupla conformada pelos ucranianos Ashia e Lousha surpreendem ao público no palco do Tihany. O ilusionismo mais uma vez encanta a plateia com um ato que mistura dança, magica e rapidez ao trocar super rápidas 14 vezes de roupas em segundos, deixando atónido ao público.
Tihany Spectacular, o maior circo da América Latina impressiona com seus ‘números’
- Apresentação em mais de 300 cidades em 20 países;
- Mais de 50 milhões de pessoas já viram e aplaudiram seus shows nas Américas;
- A megaestrutura do circo precisa de 14 mil metros quadrados de terreno a ser instalado, além de 10 mil metros quadrados para amplo estacionamento;
- Capacidade pública para um máximo de 1.762 pessoas;
- Em cada cidade onde é apresentado, gera cerca de 150 novos empregos temporários.
Estrutura da mega produção itinerante:
- Fachada de 90m
- Palco de 700m²
- 2 lonas climatizadas e antichamas
- 1 lobby bar (Praça de Alimentação)
- 762 lugares
- 9 entradas para o público
- 20 mil watts de som
- 4 geradores de eletricidade
- 500 toneladas de ar condicionado
- 120 luzes robotizadas com efeitos tridimensional
- 46 carretas de material
- 20 camionetas
- 2 sanitários climatizados
- 22 Trailers (Casas rodantes)
- 12 caminhões
- 200 km de cabos elétricos
- 35 mil lâmpadas
- 14 mil m² para montar a estrutura do circo
- 10 mil m² para o estacionamento
Staff
- 50 artistas y bailarinas
- 60 técnico
- 10 administrativos
- 18 recepcionistas (orientadores de público)
- 8 bilheteiros
- 25 nacionalidades
Tempos
- 65 anos de experiência
- 2 horas de espetáculo
- 14 horas de ensaios por semana
- 1 hora para maquilagem
- 72 horas para montagem do circo
- 24 horas para desmontar
- 3 segundos para aparecer um helicóptero
- 9 espetáculo por semana, de terça a domingo.
Figurinos e fantasias
- 1 milhão de lantejoulas
- 4 mil metros de tecidos
- 14 mil plumas/penas
- 30 mil pedras de strass
- 400 pares de sapatos
- 100 perucas
- 280 figurinos
- 250 chapéus
- 150 mil pedras brilhantes
Palco
- 40 toneladas de decoração
- 700 m²
- 12 cortinas – 1,800 metros de tecido
- 7 cenários desmontáveis
- 200 km de cabos elétricos
- 500 kws de energia
- 120 luzes par 64 de Led
- 80 luzes robotizadas
- 8 computadores
- 40 mil watts de som
Os últimos 10 anos da Turnê AbraKdabra
- 2010
4 cidades
Venezuela
Caracas
Brasil
Boa Vista
Manaus
Belém
- 2011
6 cidades
São Luís
Fortaleza
Natal
João Pessoa
Campina Grande
Recife
- 2012
8 cidades
Salvador
Maceió
Aracaju
Feira de Santana
Vitória
Brasília
Goiânia
- 2013
5 cidades
São Paulo
- José dos Campos
Campinas
Rio de Janeiro
Ribeirão Preto
- 2014
7 cidades
Sao José do Rio Preto
Campo Grande
Londrina
Americana
Sorocaba
Curitiba
Joinville
- 2015
8 cidades /2 países
Florianópolis
Porto Alegre
Pelotas
Uruguay
Montevideo
Brasil
Caxias do Sul
Porto Alegre
Novo Hamburgo
Criciuma
- 2016
8 cidades / 3 países
Balneario Camboriu
Maringa
Cascavel
Foz do Iguazú
Paraguay
Asunción
ARGENTINA
Corrientes
Buenos Aires
Rosario
Santa Fe
- 2017
5 cidades
Cordoba
San Luis
San Juan
Mendoza
- 2018
8 cidades / 2 países
ARGENTINA
Mendoza
Rosario
Concordia
BRASIL
Chapecó
Curitiba
Ponta Grossa
Itajaí
Florianopólis
- 2019
4 cidades
Florianópolis
Mogi das Cruzes
Atibaia
Jundiaí
SERVIÇO:
Tihany Spectacular – AbraKdabra
Criação: Franz Czeisler Tihany
Direção Artística: Francis Demarteau
Estreia: 09 de maio, as 20h30
Localização: Avenida Antônio Frederico Ozanan, em frente ao Sesc Jundiaí.
Horários: de terças a quintas, 20h30 / sextas e sábados, 16h30 e 20h30 / domingos, 16h e 19h3.
Preços: A partir de R$50,00 (Plateia Lateral inteira) e R$25,00 (Meia).
*Consulte disponibilidade e preços para os setores Plateia Plus, Premium Lateral, Premium Frontal e Camarote VIP.
Meia entrada: para crianças até 12 anos, estudantes, professores, militares, idosos acima de 60 anos, aposentados, todos devidamente documentados. É obrigatório apresentação de documento na compra do ingresso e na entrada do evento.
Venda de Ingressos: Bilheterias Tihany de segunda a domingo, de 10h a 20h, e pelo site www.planetaingressos.com.br
Clasificassão: Livre.