Existem muitos tipos de dieta que seu princípio é o baixo consumo de carboidratos. Normalmente são denominadas low carb (que traduzindo seria pouco carboidrato).
E dentre essas variantes temos a dieta dukan e a dieta Atkins.
A principal diferença entre a dieta Atkins e a dieta Dukan é o consumo de gorduras.
A Dukan costuma restringir o consumo tanto de gorduras quanto de carboidratos, enquanto a Dieta Atkins libera o consumo de embutidos e carnes gordurosas, estando liberado até o bacon!
A nova dieta Atkins
Antes, a dieta Atkins não era dividida em fases, como é agora. Ela só cortava o consumo de diversos carboidratos e partia do princípio de que, mesmo que você consumisse gorduras, iria emagrecer.
Mas, depois do grande sucesso da dieta Dukan, a Atkins acabou sofrendo modificações e também foi dividida em fases!
Como a dieta Atkins funciona
A gordura que é consumida na dieta Atkins é a gordura animal, ou seja, ela vem acompanhada de proteína, o que significa que é um tipo de gordura boa.
No entanto, há uma outra razão pela qual a dieta Atkins libera o consumo de gorduras. Alguns médicos acreditam que se nós ingerimos gordura, nosso corpo vai começar a queimar essa gordura para transformá-la em energia.
Assim que a gordura ingerida acabar, o corpo vai buscar outra fonte de gordura para queimar, já que já era esse componente que ele estava consumindo, ou seja, a queima de gordura corporal se torna muito mais fácil e muito mais intuitiva para o corpo, o que ajuda no emagrecimento.
Mas isso funciona muito melhor se você estiver praticando algum exercício físico, por exemplo, se você acabou de comer bacon e foi fazer uma caminhada ou foi à academia.
É assim que a dieta Atkins funciona.
Fases da Dieta Atkins
Confira a seguir quais são todas as fases da dieta Atkins, lembrando que você não precisa começar pela primeira, ou seja, você pode escolher por onde começar.
Fase 1 -Indução
Comece por aqui se você quer perder mais de 7kg. A fase 1 é a fase onde você perde mais peso e de forma mais rápida.
Ela é a fase mais chatinha pois tem uma série de regras que você precisa seguir.
A primeira delas é em relação ao consumo de carboidratos. Veja quais são as regras:
- Consuma no máximo 20g de carboidratos líquidos por dia;
- Faça no mínimo 3 refeições diárias;
- Não passe mais de 6 horas sem comer;
- Coma cerca de 115 a 175 g de proteínas em todas as refeições, inclusive no café da manhã.
Algumas observações:
- Algumas carnes processadas, como alguns tipos de bacon, são curados no açúcar, o que aumenta a sua quantidade de carboidratos. Então, antes de consumi-lo, é melhor checar o rótulo.
- O leite está proibido nessa fase. Você pode consumir creme de leite no lugar de leite. Se quiser tomá-lo, você pode diluí-lo em um pouco de água.
Fase 2 – Perda de peso continuada
Inicie quando você estiver a 7 kg do seu peso ideal. Nessa fase você vai começar a testar quanto de carboidrato você pode consumir sem que isso te faça engordar.
Para isso, vamos começar a aumentar – gradativamente – o consumo de carboidratos.
Você inicia essa fase da Dieta Atkins comendo 25 g diárias de carboidratos líquidos. Veja as regras da fase 2:
- Semanalmente aumente 5g de carboidratos líquidos;
- Aproveite para consumir também nozes e frutas secas, sempre tomando cuidado para não ingerir mais do que as gramas recomendadas para sua semana;
- Tomar em média 2 litros de água todos os dias;
- Consuma proteína em todas as refeições, entre 115 a 175g.
Algumas observações:
- Pode acontecer de você voltar a ganhar peso. Se isso acontecer, volte a reduzir os carboidratos até descobrir qual é seu ponto máximo;
- Se você ainda tem muita vontade de comer, é melhor se manter na fase 2 por mais tempo, até que essa vontade esteja sob controle;
- Se você está fazendo essa dieta para melhorar os níveis de açúcar ou de colesterol, mantenha-se na fase 2 até que os seus níveis estejam adequados;
- Caso você volte a engordar, repense os alimentos que está consumindo e verifique se não pode ser algum deles que está te causando isso.
Fase 3 – Pré manutenção
Passe para fase 3 se você está a menos de 4,5 kg do seu peso ideal. Nesta fase você vai realmente descobrir qual é o seu limite diário de consumo de carboidratos.
Para isso, vamos aumentar 10 g diárias.
Uma coisa importante sobre a fase 3 é que ela costuma ser mais lenta. Mas, você já perdeu quase todos os quilos que gostaria de emagrecer, então agora é a hora de consolidar seus hábitos alimentares para ter certeza de que você não vai voltar a engordar.
Nessa fase todos os alimentos estão liberados, desde que você não ultrapasse a sua cota diária.
Depois que você já tiver perdido todos os quilos que deseja, passe mais 30 dias consumindo essa mesma quantidade de carboidratos.
Caso você perceba que algum alimento tem te deixado com vontade de consumir mais carboidratos, retire-o do seu cardápio.
Fase 4 – Manutenção
A fase 4 nunca acaba e, na verdade, é mais um estilo de vida. Você deverá continuar consumindo as mesmas coisas que já consumia na fase 3.
Lembre-se dos seus limites e de quanto carboidrato você pode consumir diariamente para que não engorde.
Uma outra consideração importante e que funciona bastante para manutenção do peso é uma das bases da dieta Paleo: se você está consumindo gordura como pele de frango, bacon ou um suã de porco, carne que contém bastante gordura, não consuma carboidratos.
Mas se você está consumindo carboidratos, procure não consumir gorduras.
Assim você fica com uma dieta mais equilibrada e não corre o risco de consumir mais energia do que seu corpo consegue consumir.