Investir em um plano de Marketing desde a abertura da empresa é a chave para ter destaque rápido no mercado e evitar problemas na administração
Não adianta ter produtos ou serviços inovadores no mercado, se você não souber apresentá-los aos clientes e investidores. Para conseguir identificar seu público e se comunicar diretamente com ele, é imprescindível um plano de marketing.
Um bom planejamento alinhar as expectativas e os resultados de uma empresa nova desde o começo. Diante do mercado competitivo, as marcas que sabem identificar e atender as necessidades do consumidor se destacam. Confira 4 dicas essenciais para iniciar um empreendimento com um bom plano de marketing.
O que é Marketing?
Para saber aplicar um plano de marketing corretamente, seu conceito deve estar claro. Se trata de estratégias que alinham o produto com publicidade, preço e público-alvo. Ciente de que nenhum produto vende para todos os públicos, o marketing identifica seus clientes e atende a necessidades específicas.
O planejamento é um guia para essas estratégias, que concentra os investimentos em ações que, de fato, trarão retorno. Seu objetivo não é o convencimento dos clientes e, sim, satisfazer as necessidades reais deles, para que ele entenda que realmente precisa do produto. Um marketing bem feito facilita toda a administração da empresa!
Como implementar o Marketing na empresa?
Para criar uma política de marketing para sua empresa, é preciso ter em mente tudo que seu produto ou serviço pode oferecer, para vendê-lo de maneiras diferentes. Pense em:
- Cores e logotipo da marca;
- Descrição do produto/serviço;
- Qualidades;
- Distribuição (lojas online, mercado ou shoppings);
- Canais de comunicação;
- Como estará presente no dia a dia do público.
Para sua marca ser única e inigualável, você deve apresentá-la com todo o potencial que ela possui. Seja em redes sociais ou em ações offline, toda campanha deve representar os valores da empresa. Com tudo isso acertado, seu plano será direcionado e objetivo! Bastar dar início aos planejamentos e ações. Veja por onde começar!
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Defina uma persona e um público-alvo
Como dito anteriormente, nenhum produto encanta todos os públicos ao mesmo tempo. Logo, é preciso entender quem é a pessoa que seu anúncio atingirá, a persona, para focar em estratégias e canais que trarão bons resultados.
Mas antes de chegar à persona, defina seu público-alvo. Sim, são conceitos diferentes! O público-alvo é mais amplo, e reúne grupos com características comuns, como mesma idade, interesses, comportamentos e localização. Apesar de pessoas com gostos semelhantes, cada uma possui jornadas, necessidades e expectativas diferentes.
O objetivo da persona é criar um personagem de um potencial cliente. Ou seja, imaginar uma pessoa de dentro do público-alvo, com nome, idade, rotina e personalidade. Dessa forma, é possível imaginar como o seu produto/serviço impacta diretamente. Por exemplo:
- Público-alvo – Mulheres, 18-30 anos, estudantes;
- Persona – Jéssica, 20 anos, vive em Goiânia-GO. Mora sozinha, cursa Publicidade e Propaganda pela manhã, trabalha de tarde e gosta de sair com as amigas nos finais de semana.
Quanto mais características e definições sua persona tiver, melhor! Estude perfis de diferentes idades, regiões e imagine qual a necessidade que seu produto pode atender de cada um.
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Use e abuse dos meios de comunicação
Marketing não é só fazer cartão de visita e divulgação em banners. Muito pelo contrário, dados da TIC Domicílios apontaram que em 2021 já haviam mais de 150 milhões de brasileiros na internet, ou seja, 81% da população. Logo, as redes sociais e os sites devem ser o foco do seu planejamento.
Conhecendo o seu público, saberá quais meios de comunicação são mais expressivos em suas rotinas e a linguagem que mais atrai.
Porém, o marketing digital exige estudo, é preciso conhecer a fundo as diferentes formas de anúncio, landing page (página de conversão), sites e e-commerces de cada plataforma.
A pesquisa Digital 2022 do Data Reportal fez uma análise com muitos dados e estatísticas sobre o comportamento do internauta brasileiro. Lá você encontra quais são os hábitos e o que leva os brasileiros a usarem a internet.
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Analise a concorrência
Não se confunda: sua empresa deve ser o centro das suas atenções, mas é importante estar de olho na concorrência também.
Esse processo é chamado de brenchmarking, se refere ao estudo de outras empresas no mesmo setor para ter clareza de como anda o mercado, o que tem dado certo e errado.
Assim, você terá uma média para basear seu serviço. Pensando sempre em estar acima dela!
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Defina sua linguagem
Toda marca precisa de valores e identidade. Só é possível divulgar uma ideia, quando ela está bem definida.
O tom de voz da sua empresa deve estar alinhado às personas. Se seu público for mais jovem, por exemplo, aproveite a informalidade, use memes e gifs para chamar a atenção e provocar interação.
Porém, se o público for mais adulto e formal, seja claro, claro, objetivo e útil – ofereça textos práticos, que possam ser compartilhados entre colegas de trabalho e familiares. Lembrando que a linguagem também muda dependendo do canal de comunicação.
Esses são os passos mais importantes para um marketing de sucesso com resultados reais. Comece o quanto antes a pesquisar seu público e o mercado!