Todo mundo pode ter um blog. Porém é importante prestar atenção nessas dicas se quiser que seu blog seja um sucesso na internet.
Leia as dicas, imprima-as, coloque-as ao lado do computador e comece a escrever. Não hesite. É como falar, mas no papel (basta olhar para a primeira dica de escrita). Você também pode fazer isso.
1 – Escreva igual você costuma falar
Esta é a dica de escrita de blog mais importante: escreva do jeito que você fala. Muitas pessoas têm a tendência de usar palavras completamente diferentes quando colocam sua opinião ou conhecimento no papel. Como se o texto escrito tivesse que ser mais formal.
O texto deve ser compreensível. Portanto, use palavras comuns e frases comuns. Escritores ilustres (você os vê muito entre os advogados, mas também muitos funcionários públicos fazem isso).
2 – Coloque-se na mente do leitor
Um segundo erro que é frequentemente cometido por blogueiros iniciantes é que o leitor tem que adivinhar muito o que se quer dizer no blog. Por exemplo, uma solução para um problema é dada sem primeiro explicar qual é esse problema e por que ele é tão problemático.
Ou são usados termos técnicos que apenas pessoas de dentro entendem (jargão). Coloque-se no lugar do leitor e se pergunte constantemente se você está sendo claro o suficiente.
Porque os colegas podem te entender, mas muitas vezes você também quer que seu blog seja lido por mais pessoas. Por exemplo, clientes em potencial.
O que ajuda é permitir que outra pessoa leia seu blog antes de publicá-lo. Conexões pouco claras ou jargões exagerados serão esclarecidos mais rapidamente.
Também ajuda a melhorar seu texto fazendo outra coisa. Uma caminhada, dobrando a roupa, tocando música alta, almoço. Se você voltar ao seu texto, o lerá com novos olhos e verá mais rapidamente se as conexões são lógicas. Então também pode remover possíveis erros de digitação.
3 – Escreva de forma sucinta
Está em quase todos os conselhos de redação: escreva de forma sucinta. Por si só, é bom estar ciente disso e, de fato, excluir informações desnecessárias.
Porém não faça um atigo curto demais. Um esclarecimento extra ou uma repetição às vezes pode ajudar o leitor a entender seu texto. Além disso: textos longos podem funcionar muito bem .
4 – Alternar frases curtas e longas
O mesmo se aplica a usar ou não frases longas em seu blog. Muitos especialistas de linguagem abominam e acreditam que cada frase longa deve ser cortada, porque isso a tornaria mais legível.
Porém, enquanto a frase ainda estiver legível não é necessário. E muitas frases curtas tornam um texto não realmente legível. Então se torna um livro de leitura para o jardim de infância. Melhor mudar um pouco.
5 – Não use a mesma palavra sempre
A mesma palavra duas vezes em rápida sucessão não fica bom. No segundo caso, tente encontrar um sinônimo ou se refira a ele de alguma outra forma. Exemplo:
O salmão é muito saudável por causa das gorduras ômega-3. Mas nem todo salmão é saudável. Salmão no supermercado em particular não é muito saudável. Isso ocorre porque este salmão é frequentemente cultivado.
O que chama a atenção é que as palavras ‘salmão’ e ‘saudável’ são frequentemente usadas nessas frases. Isso torna o texto um pouco monótono. Em vez disso, substitua-o por outra palavra ou por uma palavra de referência:
O salmão é muito saudável por causa das gorduras ômega 3 que contém. Mas isso não se aplica a todos os salmões. Especialmente os do supermercado não são muito saudáveis. Isso ocorre porque esses peixes são frequentemente cultivados.
Se salmão é uma palavra-chave que você gostaria de ser encontrada no Google, é claro que pode ser aconselhável mencionar a palavra com mais frequência do que o normal.
Mas não exagere (e não faça spam). Você não escreve apenas para o Google! Na verdade, o Google também gosta de sinônimos
Aliás, fazer uma boa pesquisa de palavras-chave é fundamental para o sucesso do seu texto. Verifique o que as pessoas estão buscando no Google: “comprar champagne veuve clicquot’’? “onde comprar petiscos pra gato em são paulo?” e faça artigos sobre isso.
Com certeza essas e outras dicas farão com que seu blog seja um sucesso!