Se você é confeiteiro e quer diversificar o cardápio, ou só quer experimentar novas receitas em casa, aposte nesses brigadeiros que vão muito além do chocolate.
A pesquisa Consumo Equilibrado, realizada pelo Instituto Dante Pazzanese, apontou que o mercado de doces brasileiro (confeitarias, fábricas e bombonieres) fatura cerca de R$12 bilhões por ano.
O brigadeiro é o protagonista desse faturamento. Ele está presente desde festas infantis até casamentos e se tornou fonte de renda de diversas famílias.
O doce brasileiro surgiu há 75 anos no Rio de Janeiro e, a partir de então, recebeu diversos incrementos e variações.
Se você é fã de brigadeiro ou deseja renovar o cardápio da sua confeitaria, precisa conhecer essas 4 receitas nada convencionais de brigadeiro para experimentar!
Origem do brigadeiro
Quase que um patrimônio brasileiro, o brigadeiro surgiu em um contexto curioso: eleições de 1945. Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, os insumos principais da confeitaria, como leite fresco e açúcar, estavam em falta nos mercados.
Por isso, o leite condensado foi criado, já que era uma forma de conservar o leite por mais tempo, sem refrigeração.
O candidato à presidência da época, Brigadeiro Eduardo Gomes, possuía muito carisma e usava o seguinte slogan: “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro”.
Sua campanha era regada a festas com seus correligionários e cabos eleitorais, e chás da tarde com seu comitê de senhoras da sociedade, apoiadoras da candidatura.
Em um desses chás da tarde, Dona Heloísa Nabuco de Oliveira, criou a novidade feita de leite condensado e chocolate, segundo uma entrevista de sua neta ao Globo Repórter.
Diante do sucesso do doce, viram a chance de incluí-lo na campanha. Logo, recebeu o nome do candidato e era distribuído como o “santinho” de Brigadeiro Eduardo.
Diferença do brigadeiro tradicional e “gourmet”
A técnica do brigadeiro foi se aprimorando até chegar ao “gourmet”. Assim como o tradicional – feito com manteiga ou margarina, leite condensado e achocolatado –, a nova versão é deliciosa, o que os diferencia são os ingredientes usados.
O brigadeiro “gourmet” é feito com ingredientes de qualidade superior. Evita-se ao máximo o uso de gordura hidrogenada nessas receitas.
O chocolate é belga, ou o mais próximo de puro possível. Além disso, muitos confeiteiros usam um ingrediente a mais: gema de ovos, para a massa ficar menos grudenta e mais fácil de enrolar.
Tipos de brigadeiros para fugir do convencional
Inovação é a melhor forma de se destacar no mercado gastronômico. Os brigadeiros, no geral, são receitas simples que exigem pouco investimento e garantem um bom retorno.
Para agregar ainda mais valor ao doce brasileiro, busque bons produtos e receitas diferentes para chamar a atenção do público – caso você seja um confeiteiro.
-
Brigadeiro de Coco
O brigadeiro de coco, também conhecido como beijinho, é uma receita simples e que já tem certa fama no Brasil. Os ingredientes são:
- 1 caixinha de leite condensado;
- 2 gemas peneiradas (Opcional);
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
- 50 g de coco ralado.
Para preparar basta misturar todos os ingredientes em fogo baixo até desgrudar o brigadeiro do fundo da panela. Enrole as bolinhas e passe em coco ralado ou leite ninho.
-
Brigadeiro de café
Outra receita que está tomando espaço nas confeitarias é a versão cafeinada do brigadeiro. Os ingredientes são:
- 1 caixinha de leite condensado;
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
- ½ xícara de chá de café coado;
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó;
- 4 colheres de sopa de creme de leite.
Da mesma forma, misture bem os ingredientes em fogo baixo, mexendo lentamente até que se desprenda da panela. Enrole os docinhos com granulado meio amargo para acrescentar sabor.
-
Brigadeiro indiano
Saindo totalmente do convencional, você pode acrescentar insumos indianos à receita brasileira. Os ingredientes são:
- 1 caixinha de leite condensado;
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
- ½ colher de chá de canela em pó;
- ½ colher de chá de cardamomo em pó (OPCIONAL);
- ½ colher de chá de gengibre;
- Uma pitada de cravo em pó;
- 100g de chocolate meio amargo;
- 1 sachê de chá-preto.
O preparo dessa receita é um pouco mais complexo. Primeiro: misture o leite condensado, a manteiga e o chá-preto em fogo baixo, por 2 minutos.
Depois, retire o sachê de chá, acrescente o chocolate derretido e misture até a massa desgrudar da panela. Com o fogo desligado, acrescente canela, cardamomo, gengibre e cravo.
Enrole-os frios e passe em uma castanha do seu gosto.
-
Brigadeiro de crème brûlée
Inspirado no doce francês, esse brigadeiro é um sucesso. Os ingredientes são:
- 1 caixinha de leite condensado;
- 6 gemas de ovo;
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
- 1 colher de sobremesa de essência de baunilha.
Para preparar, peneire as gemas antes. Depois, misture-as ao leite condensado, à essência de baunilha e à manteiga.
Mexa até desgrudar da panela e, quando esfriar, enrole-os passando no açúcar demerara. Para um toque final, utilize um maçarico culinário para flambar a parte de cima do doce.