O empreendimento é uma jornada com muitos altos e baixos, porém, algumas lições podem ser aprendidas a partir da história de empresários já estabelecidos
Segundo a pesquisa “Sobrevivência de Empresas” do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas) mostrou que 3 em 10 microempreendedores individuais (MEIs) encerram as atividades em menos de cinco anos de atuação.
O mesmo levantamento divulgou que diante desse cenário, os MEIs têm 21,6% de taxa de falência e as empresas de pequeno porte, 17%.
A principal motivação da falência precoce das pessoas que possuem empreendimento é o despreparo para a demanda no mercado. Portanto, é importante estudar seu setor, o público e o cenário econômico no geral.
Uma boa estratégia de estudo é a leitura de livros que falam sobre sucesso, disciplina e empreendedorismo, escritos por empresários e economistas experientes que já passaram por muitos obstáculos e, por isso, têm propriedade na fala.
É mais sábio aprender com o erro de outras pessoas do que repeti-los no seu empreendimento, certo?
Porém, os erros acontecem e não se pode abalar com eles. Os livros serão seus melhores guias para tomadas de decisões, autoconfiança e crescimento do seu negócio.
Sem contar que melhoram vocabulário e diminuem e melhoram a memória, incentivando sua evolução pessoal também.
Conheça esses 4 livros, escritos por especialistas, que ajudarão na sua jornada empresarial!
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Mais esperto que o Diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso – Napoleon Hill
A lista começa com um clássico escrito por Napoleon Hill em 1938. Hill (1883-1970) foi um escritor estadunidense com foco em autoconhecimento e autoajuda para se ter sucesso, trabalhou como conselheiro de presidentes, como Woodrow Wilson e Franklin Roosevelt.
Em “Mais esperto que o Diabo”, o autor faz uma entrevista sobre a vida com ‘Sua Majestade’, como o Diabo se autodenomina no livro.
As perguntas feiras vão desde “O que é o medo?” até “Como buscar uma vida cheia de realizações, valorizando a felicidade e a liberdade?”.
Pode parecer uma história ficcional, porém, através da narrativa, Hill busca refletir como o ser humano sabota seu próprio sucesso, liberdade e alegria com as armadilhas mentais.
Pois, segundo ele, para descobrir como ser bem-sucedido, é necessário entender as causas do fracasso.
A jornada de autoconhecimento que o livro incentiva é diretamente ligada ao êxito de um empreendimento.
Pois ao conhecer suas paixões, seus gatilhos, pontos fracos e alegrias, você saberá o que refletirá em seu negócio e, consequentemente, lidará melhor com as adversidades que surgirem.
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Negócios digitais: Aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios – Alan Pakes
Falando mais diretamente do mercado, Alan Parkes explora o cenário digital e eletrônico, indispensável para um negócio bem-sucedido.
Diante de um cenário, em que mais de 80% dos brasileiros com mais de 10 anos usam a internet, segundo a TIC Domicílios, é preciso alinhar a empresa com as ferramentas tecnológicas.
Esse é um dos principais caminhos da sua mensagem para chegar ao público e criar uma relação de confiança com eles.
No livro “Negócios Digitais”, Pakes e outros dezessete autores abordam o poder da internet para empreendedores iniciantes, principalmente. É um livro rico de perspectivas e estratégias, que merece muita atenção.
Além da tecnologia, os autores também incentivam o equilíbrio da carreira com a saúde, família, saúde e lazer para um trabalho responsável e saudável, que visa não só o lucro, como também a utilidade social do produto/serviço ofertado.
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A Startup Enxuta – Eric Ries
Eric Ries dá uma abordagem científica com metodologia para a criação de uma startup, que acompanha as novidades do seu setor.
A ideia de Ries é que os empresários evitam, ao máximo, os desperdícios de tempo e recursos, mas sem perder a qualidade do produto/serviço. Ou seja, adaptações para “enxutar” o ciclo de desenvolvimento.
O autor apresenta exemplos que seguem esses princípios ensinados por ele e se consolidaram bem no mercado.
A leitura é mais técnica, mas oferece ideias super úteis tanto para empresários iniciantes quanto para os experientes.
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A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante – W. Chan Kim e Renée Mauborgne
Esse best-seller é usado como referência de diversas empresas como inspiração, pois incentiva e oferece estratégias para empreendedores se diferenciarem no mar cheio de concorrentes, chamados de tubarões pelos autores.
O livro se baseia em um estudo de movimentos estratégicos que tornam sua ideia autêntica – um oceano azul – a ponto da concorrência ser irrelevante.
De forma didática, apresentam diversas táticas e ferramentas para 30 setores diferentes do mercado.
Com os 4 livros apresentados, o empreendedor iniciante terá noções claras de autoconhecimento, objetivos e estratégias eficientes para aplicar no seu negócio e ter sucesso.
Porém, tudo depende da persistência e foco dele com seu propósito!